Como adquirir um carro?

Formas de Financiamento:

O mercado automóvel em Portugal, é um sector bastante dinâmico e em média cada Português troca de viatura de 2 em 2 anos. O mercado financeiro acompanhou esta tendência e qualquer banco ou empresa de crédito, disponibiliza para os seus clientes, um vasto leque de produtos destinados a aquisição de automóveis.
Num mercado cada vez mais concorrencial, todos os dias deparamos com novas formas de comprar a credito, sendo que o crédito automóvel, á semelhança do crédito habitação, o principal alvo das entidades financeiras.
Ao recorrer ao crédito, as famílias têm a possibilidade de adquirir um ou mais automóveis, o que certamente não aconteceria caso não houvesse tantas soluções disponíveis no mercado. Face ao número elevado de produtos bancários para aquisição de automóvel, é importante fazer uma análise detalhada antes de optar por uma dessas soluções, e encontrar a solução de crédito que mais benefícios lhe possam trazer. Desde já destacamos as principais soluções de crédito existentes no mercado:

 Credito Pessoal

O crédito pessoal, é uma solução de crédito para ser usada da forma que quiser. Poderá recorrer ao crédito pessoal para comprar a sua viatura, ou para umas férias de sonho, ou até mesmo para comprar um novo sofá para a sua sala. As taxas de juro poderão não ser as mais atractivas, mas a facilidade com que conseguirá acesso a este tipo de crédito é uma das suas principais vantagens.
Em Portugal existem dezenas de empresas que lhe garantem crédito de uma forma rápida, e sem grandes requisitos, seja pela Internet, telefone ou carta, em pouco mais que 24H poderá ter o dinheiro creditado na sua conta.
Em média, os prazos variam de 1 a 10 anos, possibilitando assim a compra de um carro novo ou usado, de uma forma fácil. Embora os juros possam ser mais elevados que as restantes soluções, o credito pessoal permite lhe prazos bastante alargados o que fará com que a prestação mensal a pagar diminua. Mais informações sobre o crédito pessoal podem ser obtidas em: crédito pessoal - perguntas frequentes. 
Adira ao Crédito Pessoal Flash - Pré-aprovação imediata!  
Em conclusão, comprar carro deixou de ser um luxo, e tornou se numa necessidade. Faça a sua analise, compare, fale com diversos bancos, faça simulações de vários produtos, negoceie, com a concorrência que existe no mercado, cada vez mais o cliente tem o poder para negociar as taxas de juro a pagar. Caso tenha possibilidade, dê o máximo de dinheiro que puder como entrada. Existem soluções financeiras no mercado para todos os casos, apenas tem de escolher a que melhor se adapta ao seu.

Leasing

O Leasing é uma solução flexível que permite a aquisição apenas de veículos novos, sejam eles ligeiros ou mistos. Este tipo de contrato, é feito entre o Banco e o cliente, em que o Banco permite ao cliente o uso temporário da viatura, mediante o pagamento de uma renda e durante determinado período de tempo. No final do contrato, o cliente poderá exercer ou não a opção de compra do veículo, sendo para isso necessário pagar o valor residual do carro.
Regra geral, o financiamento em leasing é composto por mensalidades mais baixas que as restantes opções de crédito, pois beneficia da existência de um valor residual que é saldado no final do contrato.
Alem da vantagem em pagar prestações mais baixas, o leasing permite lhe obter benefícios fiscais caso seja uma empresa, empresário em nome individual ou profissional liberal. Os benefícios fiscais traduzem se na recuperação do IVA pago pela viatura desde que a mesma seja um veiculo comercial, e como todos sabem, em Portugal esse valor poderá ser bastante relevante. Além disso, ao comprar a sua viatura a leasing, fica isento de pagar imposto de selo sobre os juros e sobre o empréstimo.
No caso de incumprimento do contrato, terá de devolver a viatura á entidade financeira, e pagar uma taxa pelo incumprimento do contrato, regra geral, a indemnização a pagar poderá ser menor do que o valor que teria de pagar por incumprimento de um crédito automóvel.
A principal desvantagem para contratos Leasing, será a de que você não será proprietário do veículo, enquanto não saldar todas as mensalidades e o respectivo valor residual. Caso não veja nenhuma desvantagem nisso, o Leasing poderá ser uma excelente opção para adquirir um carro novo.

Renting

Ao comprar um carro novo, cada vez mais os Portugueses procuram os serviços de renting disponibilizados pelos Bancos ou Instituições de crédito. Ao adquirir uma viatura em Renting, provavelmente nunca irá ser o proprietário mas irá certamente usufruir da mesma, sem as preocupações de pagar as revisões, mudança de pneus, pagamento de seguros, etc...
Com o serviço de renting, você só terá de se preocupar em pagar as mensalidades todos os meses e usufruir do carro.
Existem aspectos do Renting que variam consoante a Entidade Financeira, mediante pagamento de taxas poderá associar ao seu contrato, algumas possibilidades como tratamento administrativo de multas, veículo de substituição, gestão de combustível, entre outros.
Credito Automóvel:
O crédito automóvel é provavelmente a modalidade de crédito mais usada em Portugal. As principais razões prendem se com a possibilidade de poder usar este produto financeiro, para aquisição de veículos novos ou usados. Consoante os anos do veículo, a taxa de juro poderá variar, quanto mais nova for a viatura, menor a taxa de juro a pagar. Ao contrario de outros sistemas, como o renting ou o Leasing, no decorrer do contrato de crédito automóvel, tem a possibilidade de efectuar amortizações totais ou parciais do valor em divida, conseguindo assim diminuir o total de juros a pagar.

 ALD

O Aluguer de Longa duração é um contrato que se destina á prestação de serviços de Aluguer de Viaturas por prazos alargados. Esta modalidade é apenas possível na compra de veículos ligeiros e novos, podendo o prazo variar entre os 12 e 60 meses.
            
No início do contrato, é definido o valor das mensalidades a pagar durante o período do contrato sendo que essas mensalidades são fixas, não estando sujeitas a quaisquer variações nas taxas de juro. Esta é sem duvida uma das grandes vantagens que tem ao comprar o seu carro novo, em regime de ALD.
Ao comprar a sua nova viatura, não é obrigatório fazer o ALD para o valor total da mesma, pode dar uma entrada inicial para reduzir o valor das prestações, num máximo de 60 % do valor final da viatura. Caso queira, poderá também ajustar o plano de pagamentos mesmo durante o contrato, e até ceder a posição contratual a outra pessoa, ficando assim livre de encargos.
Este tipo de contrato, á semelhança do que acontece com o Leasing, apenas lhe dará a propriedade do veículo, no fim do contrato. De resto o ALD é em tudo muito semelhante ao Leasing, podendo haver algumas variações nas características destes produtos, quando falamos de diferentes entidades financeiras.

Autor: Bispo

PUBLICIDADE

ONLINE

Temos 16 visitantes e Nenhum membro online